Impressão sob demanda de camisetas. TUDO o que você precisa saber!

...
publicado em 01/09/20

Está ocorrendo uma revolução no mundo da estamparia e você pode estar por fora. Então conheça agora mesmo tudo sobre a impressão sob demanda de camisetas.

Impressão sob demanda de camisetas. TUDO o que você precisa saber!

Se você procurou por impressão sob demanda de camisetas pode ser porque está precisando estampar sua marca ou personalizar algumas camisetas e não faz ideia de qual processo escolher.

Ou está com medo de ter que fazer estoque, da peça não ficar bacana, da malha usada não ser a que você sonhou, etc.

Estoque de camisetas (Designed by Freepik)

Bom, fique tranquilo... Essas e outras dúvidas são bem comuns quando falamos de estamparia. Principalmente porque existem diversas maneiras de se estampar!

Pois então, depois de alguns anos de experiência e de também passar por todas essas dúvidas, podemos dizer com bastante clareza que a impressão sob demanda de camisetas é um excelente caminho a ser seguido.

Por isso preparamos o post mais completo da internet sobre esse assunto. Veja só com os seus próprios olhos 😉

Impressão sob demanda de camisetas, é possível?

Sim, com certeza! Mas antes de entender como ela é possível, vamos falar um pouco sobre a estampagem e as técnicas de estampagem de camisetas mais oferecidas comumente.

Estampagem

Uma breve definição de estampagem é:

"O processo de marcar um substrato de forma definitiva replicando um padrão visual".

No caso da estampagem de camisetas, o padrão visual é a imagem que se deseja fixar e o substrato em questão é o tecido da camiseta.

Camiseta a ser estampada (Designed by Freepik)

E o elemento utilizado para manter a imagem replicada é a tinta têxtil, sendo possível utilizar diversos procedimentos diferentes para aplicar essa tinta nas camisetas.

Dessa forma, tem-se diversos processos de estampagem diferentes cada qual com a sua restrição particular. As peculiaridades de cada processo se encontram nos seguintes pontos:

  • Tecidos permitidos;
  • Tintas utilizadas;
  • Tipos de imagem permitidas;
  • Quantidade de cor das imagens replicadas nas estampas;
  • Tempo de produção;
  • Quantidade mínima viável de ser produzida;
  • Textura final da estampa;
  • Durabilidade da estampa.

Agora vamos explorar um pouco mais alguns dos principais processos de estamparia de camisetas.

Os principais tipos de estamparia

Como vimos, são vários os processos de estampagem de camisetas. Cada um deles depende principalmente da forma física ou química utilizada para levar e manter a tinta na camiseta.

Dentre os diversos existentes, escolhemos os mais utilizados para abordar nesse post: serigrafia, sublimação, transfer e estamparia digital.

Serigrafia

A serigrafia, do inglês silk screen, é uma técnica a base de estêncil (as telas). A própria fabricação das telas é um dos momentos cruciais da técnica.

A gravação das telas

Essas telas são feitas de tecido poroso, como o nylon ou poliéster, que é esticado por entre um esquadro.

Tela de serigrafia

Então para obter-se a funcionalidade de estêncil grava-se um material especial - a emulsão fotossensível - a fim de bloquear parte dos poros e permitir que a tinta ultrapasse somente a região desejada.

Sendo assim toda a tela é coberta pela emulsão, sobreposta por um fotolito com a imagem a ser estampada e exposta à luz ultravioleta.

E então somente a região negativa da imagem se fixa na tela obstruindo todos os poros que não devem ser estampados.

O processo

Com a tela já preparada, o processo é realizado com o auxílio da bancada de estampagem. Nessa bancada a camiseta é inserida em uma mesa, para permanecer estática, enquanto a tela é posicionada sobre ela.

Camiseta sendo serigrafada

Na sequência, a tinta é depositada em um canto da tela, e com o auxílio de uma espátula, é pressionada por entre os poros e depositada na malha.

Agora tem um detalhe: se você parar para imaginar o processo, já consegue visualizar que somente uma cor de tinta pode ser usada por vez. Imagine só, jogar todas as tintas em conjunto, a bagunça que ficaria?

Por isso, é preciso gravar telas independentes caso seja necessário estampar imagens coloridas.

Para isso utiliza-se a cromia. Nela o sistema de cor CMYK é tido como base para se gravar uma tela por cor.

Nesse sistema usa-se a combinação das cores Ciano, Magenta, Yellow e blacK para reproduzir as diversas cores presentes em um desenho colorido.

Essa separação é feita em um software de edição de imagens e as versões contendo cada uma dessas cores são divididas, permitindo a futura gravação de 4 telas.

E por fim, para se obter a estampa colorida, o processo de passagem de tinta deve ser sobreposto utilizando as 4 telas.

Sublimação

A sublimação, na química, nada mais é do que:

"O processo direto de mudança de estado de uma substância do sólido para o gasoso, sem a passagem pelo estado líquido."

E é justamente esse fenômeno que ocorre no processo de estampagem por sublimação.

Sublimação de camiseta

Primeiramente a imagem é impressa em um papel especial. Nesse momento a tinta sublimática líquida da impressora passa para o papel, que após alguns instantes seca e faz com que a tinta se solidifique.

Em seguida, com o uso de prensas térmicas, posiciona-se o papel sobre a camiseta e submete-se o conjunto a alta temperatura, por um certo tempo.

Nesse momento que ocorre a sublimação. A tinta sólida sublima e em formato gasoso se entranha na fibra do tecido da camiseta, literalmente adentrando as moléculas do tecido.

Mas atenção: para que isso ocorra é importantíssimo que as substâncias corretas sejam utilizadas: tinta sublimática e tecido de poliéster.

Transfer

Para suplantar algumas restrições do processo de sublimação, foi desenvolvido o processo de transfer.

Esse processo também utiliza a sublimação para marcar a imagem do substrato, porém esse substrato não é diretamente a camiseta.

Nesse caso, a mesma imagem é impressa com a tinta sublimática no mesmo tipo de papel especial.

Mas agora é transferida através da sublimação para um outro material intermediário, o transfer (também chamado de OBM e de infinitamente outros nomes :/ - a depender de cada fabricante).

Estampa transfer sendo colada na camiseta com ferro de passar (Designed by Freepik)

E então esse transfer já estampado é colado na camiseta (geralmente também com o uso de uma prensa térmica).

Agora, por ser o principal assunto desse post, vamos dedicar toda uma seção para a impressão sob demanda de camisetas.

Impressão sob demanda de camisetas

O que é

A impressão sob demanda de camisetas utiliza a estamparia digital no algodão, que por sua vez é:

"O processo de estampagem de camisetas no qual a marcação da estampa é feita através da deposição direta da tinta na malha."

Silk digital? Serigrafia digital? Impressão sob demanda de camisetas no algodão?

Com o tempo, conforme essa técnica está sendo adotada no Brasil, como bons brasileiros que somos passamos a “aportuguesar” o nome de várias formas.

No fim: silk digital, serigrafia digital, impressão no algodão e estamparia digital no algodão são a mesma coisa.

Quais são os elementos da Impressão sob demanda de camisetas

Agora, para conseguirmos visualizar o resultado final de uma impressão sob demanda de camisetas é importante conhecermos o processo como um todo.

Ah, e é claro, isso também é útil para coletarmos todas as informações necessárias para fazer uma encomenda e obtermos o resultado desejado.

Então vamos lá. Para nos aprofundarmos no processo, vamos conhecer cada um dos seus componentes. A seguir temos os substratos e as substâncias utilizadas:

  • Tecido das camisetas;
  • Tinta têxtil;
  • Pré-tratamento ou Primer.

E a lista de ferramentas e máquinas fundamentais para executar a impressão sob demanda de camisetas:

  • Impressora de camisetas;
  • Prensa térmica;
  • Spray;
  • Software de edição de imagens;
  • Software de impressão de imagens.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses elementos.

Tecido das camisetas

Na impressão sob demanda de camisetas é necessário que o tecido seja composto com pelo menos 50% de algodão.

Camiseta cinza-mescla 50% poliester e 50% algodão

Tinta têxtil

A tinta têxtil utilizada na impressão sob demanda de camisetas deve ser elaborada de tal forma que produza uma estampa duradoura sem entupir a cabeça de impressão do equipamento.

Folha de dados de especificação da tinta pigmentadora têxtil

Sendo assim, elas são constituídas a base de água com composto pigmentador de algodão. Essa composição permite a passagem da tinta por cabeças de impressão muito estreitas, resultando em uma altíssima resolução.

Como dito, a tinta pigmenta o tecido. Ela adentra a malha como um todo resultando em um acabamento confortável, sem alterar a textura da malha.

Pré-tratamento ou primer

Analisando de forma mais profunda o processo de pigmentação, é possível notar que no caso das malhas escuras a coloração se perderia. Já que pigmentar algo escuro só o deixaria mais escuro ainda...

Sendo assim, foi desenvolvida com o tempo uma tinta de cor branca, a fim de fazer o papel da base das cores. Ela então toma o lugar da malha escura e permite o pigmento das cores sobre ela.

Camiseta preta estampada com tinta branca digital

Para ser aplicada, no entanto, precisa ao mesmo tempo passar pelo cabeçote da impressora e em seguida se fixar na malha (veja que ela não pigmenta a malha, mas se fixa sobre ela).

E para que isso ocorra é necessário então que um outro produto faça o papel de fixador. Esse é o papel do primer, suporte da tinta branca em malhas escuras.

Pre-tratamento para impressão digital de camisetas pretas

Impressora de camisetas

A máquina que faz o papel de impressora sob demanda de camisetas é muito similar a uma impressora fotográfica de papel.

Isso esclarece o fato de toda a tecnologia estar relacionada ao desenvolvimento da tinta (e esse é o segredo que todo fornecedor de estamparia digital no algodão deve conhecer e guardar a 7 chaves 😊).

Aqui, a diferença entre a impressora fotográfica de camisetas e a de papel, é o fato de ser possível manipular uma camiseta.

Impressora de estampa de camiseta

Sendo assim, a impressora é construída de tal forma que seja possível imprimir digitalmente a imagem desejada na superfície da camiseta em questão.

Aqui na Estamparia Ouro Digital o tamanho máximo de impressão é de aproximadamente 28cm de largura por 38cm de altura.

E o berço de estampagem é capaz de suportar desde camisetas infantis até blusas de malha um pouco mais grossa.

Prensa térmica

A prensa térmica é outro equipamento fundamental ao processo. O papel dela é tanto secar o primer para a impressão de tinta branca em peças de malha escura quanto curar a tinta.

Prensa térmica de camisetas

Um detalhe importante para a qualidade e durabilidade da estampa é a temperatura e o tempo utilizados para curar a estampa impressa.

Spray

O spray é uma ferramenta auxiliar. Tem a função de espalhar de forma homogênea o primer no tecido que receberá a tinta branca.

Spray para passar o primer na camiseta (Designed by Freepik)

Software de edição de imagens

São vários os softwares disponíveis no mercado.

O software escolhido deve permitir a análise e a edição da imagem a fim de refinar a arte que será estampada.

Veja alguma das tarefas necessárias:

Software de edição de imagens sem nada

  • Limpar/apagar elementos da imagem;
  • Converter para outros formatos de arquivo;
  • Alterar o formato de cores da imagem;
  • Aplicar filtros de redução de ruídos;
  • Incluir textos, imagens ou outros elementos.

Para uma correta reprodução da imagem é importante que o formato de cores escolhido para a sua elaboração seja o CMYK.

Isso garante maior fidelidade de cores, ou seja, a coloração obtida na estampa será mais próxima da visualizada na tela de um computador.

No entanto, vale ressaltar que são inúmeras variáveis no mundo real que impedem a exata reprodutibilidade das cores no tecido, como:

  • A composição da malha;
  • O traçado;
  • Os produtos utilizados na malharia;
  • A umidade do ambiente de impressão;
  • Dentre outros.

Por isso sempre existirá alguma alteração da coloração da estampa, em comparação com a imagem digital.

Comparação entre a estampa e a imagem digital

Além do formato de cores, outro quesito importantíssimo é a resolução da imagem.

O ideal é termos uma imagem com 2500 x 3500px e 300dpi de resolução para que a reprodução dos detalhes seja de qualidade.

Software de impressão sob demanda de camisetas

É um software específico para a tradução do formato de imagem digital para o formato de dados requisitados pela impressora.

Sem ele não é possível colocar a impressora em modo de estampagem.

Software de impressão de camisetas

O processo de impressão sob demanda de camisetas

Agora que já conhecemos todos os elementos presentes em uma estamparia digital de algodão, vamos ao processo completo.

Preparo da camiseta

Para começar separamos as peças que serão estampadas observando com cuidado se não há danos ou algum outro tipo de problema.

Camisetas separadas em um cabideiro (Designed by Freepik)

Depois disso o caminho pode ser um dos dois:

  • Peças claras

Para camisetas com malhas de cor clara (como branco, cinza-mescla ou rosa) que não serão estampadas com cor branca da arte em questão, simplesmente realiza-se uma prensagem rápida na prensa térmica.

Camiseta sendo pré-prensada

Isso porque é preciso acomodar as pequenas tramas naturais do algodão, retirar vincos e alisar o amarrotado garantindo assim que a superfície a ser estampada esteja homogênea.

  • Peças escuras

Como no caso das camisetas com malha de cor escura é necessário aplicar a tinta branca (sem a qual seria impossível obter o contraste da estampa final) é preciso realizar um processo adicional.

Para isso a camiseta é estendida em uma superfície auxiliar e o primer é aplicado com o auxílio do spray.

Na sequência a mesma camiseta é prensada rapidamente, com o intuito apenas de secar o primer aplicado.

Preparo da imagem

Antes de estampar a camiseta, é preciso preparar a arte a ser aplicada. Para isso é utilizado o software de edição de imagens.

A imagem é importada, são realizadas inspeções visuais para observar possíveis ruídos, problemas de nitidez, de saturação de cores, etc.

Software de edição de imagens

Como a impressão sob demanda de camisetas se assemelha com uma impressão fotográfica, esse tipo de análise é a mais adequada.

Na sequência exporta-se a imagem para um formato compatível ao do software de impressão de imagens.

Posicionamento e inspeções

Depois disso a camiseta é posicionada no berço de estampagem de tal forma a garantir o correto enquadramento da estampa.

Camiseta montada no berço de impressão

E por fim realiza-se inspeções ao redor da área de estampagem, dentro da máquina, para evitar qualquer problema durante a impressão.

Disparo e acompanhamento

Nesse instante a magia acontece. Após o posicionamento e a inspeção, é dado o início a impressão através do software de impressão de imagens.

Camiseta estampada montada no berço de impressão

Durante a estampagem é aconselhável realizar um acompanhamento, para pausar o processo caso algum alerta seja emitido pelo software.

Lembrando que, caso seja necessário estampar a tinta branca, a impressão é realizada em duas etapas. Primeiramente a estampagem em tinta branca e em seguida a estampagem em tinta colorida.

Cura

Após a estampagem a camiseta é retirada do berço de impressão e posicionada na prensa térmica, para que a tinta seja curada na temperatura e durante o tempo adequados.

Camiseta estampada na prensa térmica

Embalagem e envio

E está pronto!

Agora já podemos embalar e enviar os pedidos aos respectivos clientes.

A impressão sob demanda de camisetas e os outros processos

São muitos os critérios que podemos utilizar a fim de determinar qual a técnica de estampagem seria a mais indicada para a sua situação.

Aqui vamos abordar os seguintes pontos:

  • Capacidade de reprodução de uma imagem em termos de resolução;
  • Capacidade de reprodução de uma imagem em termos de cores;
  • Aspecto final da estampa;
  • Durabilidade da estampa/camiseta;
  • Logística e estoque.

Então vamos lá.

Capacidade de reprodução de uma imagem em termos de resolução

Nesse quesito a serigrafia sai perdendo em comparação aos outros métodos listados nesse artigo.

Comparação entre as técnicas no quesito resolução

Impressão digital de camisetas de algodão

Aqui a tinta é aplicada diretamente pela cabeça de impressão da impressora fotográfica. E assim a resolução máxima da impressora pode ser utilizada de forma estável e seguramente reproduzível.

Trocando em miúdos: a estampa fica com uma “qualidade digital de foto”.

Na sublimação e transfer

Nesse caso, mesmo que aplicada de forma indireta na camiseta, a estampa herda a resolução digital da impressora fotográfica.

Isso porque o processo de sublimação leva a tinta do papel para o tecido de forma estável. E assim não há perda de resolução.

Na serigrafia

Nesse caso a restrição é o estêncil.

Apesar dos fotolitos serem de origem digital, seguindo a resolução da impressora, esbarra-se no limite de resolução da tela. Ou seja, da dimensão física dos poros do tecido no quadro.

E assim perde-se resolução na estampa e pode até ser difícil realizar o processo de reprodução de imagens com muitos detalhes.

Capacidade de reprodução de uma imagem em termos de cores

Nesse quesito tanto a estamparia digital no algodão quanto a sublimação possuem algumas restrições, devido a composição da tinta têxtil requerida em ambos os casos.

Comparação entre as técnicas no quesito cores

Na impressão digital de camisetas de algodão

Há uma pequena restrição quanto a estampagem de imagem com cores claras.

Como a impressora utiliza a técnica meio-tom perde-se fidelidade na estampagem em certas situações.

E, no caso da estampagem em malhas de cores claras, a cor base da camiseta será incorporada na imagem da estampa. O que pode alterar a percepção final das cores claras da estampa.

Para a aplicação de imagens com cores bem saturadas, a reprodução é excelente.

Já no caso da estampagem em malhas de cor escura, como é utilizada a tinta branca como base, não há essa incorporação da cor da malha nas cores da estampa e a capacidade de se reproduzir fielmente as cores aumenta consideravelmente.

Na sublimação

Basicamente a mesma restrição da impressão sob demanda de camisetas de algodão.

No transfer

A reprodução é alta, pois a base das cores é o material intermediário do transfer.

Serigrafia

Nesse caso é possível encontrar combinações variadas de tinta e cromia e assim se aproximar das cores originais da imagem.

Mas é importante se atentar ao custo de produção, pois quanto maior a quantidade de telas utilizadas mais caro será o processo.

Aspecto final da estampa

Nesse ponto é importante observar critérios distintos. Primeiro aqueles atributos relacionados ao tipo de malha utilizada e depois os atributos relacionados ao tipo de tinta utilizada.

Comparação entre as técnicas no quesito aspecto

Serigrafia

Como a serigrafia pode ser aplicada em diversos tipos de malhas, pode-se escolher atributos específicos selecionando o respectivo tipo de malha adequado.

Por exemplo, como é possível aplicar a serigrafia em camisetas de algodão, então o conforto e durabilidade desse tipo de malha serão características do produto.

Sobre a textura da estampa, o resultado final dependerá da tinta utilizada e da quantidade de passagens.

O que é mais comum no mercado é a utilização de tinta plástica com toque. E assim a estampa será brilhosa, porém com uma textura emborrachada.

No caso de estampas coloridas, por exemplo, o resultado é uma estampa muito emborrachada/dura e desconfortável. Isso porque será necessário utilizar uma cromia com várias telas, passando várias camadas de tinta, deixando a estampa bem dura.

Na sublimação

Como na sublimação só é possível utilizar malhas de poliéster, a camiseta terá as características desse tipo de malha, como: leveza, transparência, pouca capacidade de transpiração e fácil retenção de cheiros e manchas.

Já quanto a tinta utilizada, como na sublimação há a pigmentação da malha, o resultado final é uma estampa sem textura perceptível e com um brilho menor do que na serigrafia.

No transfer

Tem-se a flexibilidade da serigrafia quanto a escolha da malha e o desconforto da estampa colada no peito.

Na impressão digital de camisetas de algodão

Mais uma das grandes vantagens da impressão sob demanda de camisetas de algodão é o aspecto final do produto.

Por estarmos utilizando uma camiseta de algodão, teremos um produto confortável, com ótima transpiração e excelente caimento. Por isso esse é o tipo de malha mais utilizada em camisetas casuais de alto padrão.

Quanto a textura da estampa, também teremos um resultado super confortável.

Como a tinta pigmenta a malha a camiseta não fica emborrachada, mantendo a leveza e a transpiração da região estampada (diferente da serigrafia).

Lembrando também que essa pigmentação da malha deixa a estampa com um aspecto estonado, mais fosco do que nos outros métodos.

Já quando aplica-se a tinta branca (que não pigmenta a malha e sim fixa-se na sua superfície) a estampa final possui uma textura perceptível, porém mais leve do que a serigrafada.

E nesse caso há mais brilho e nitidez do que a aplicação sem a tinta branca.

Durabilidade da estampa/camiseta

A durabilidade da camiseta dependente principalmente do tipo de malha utilizada. Também deve-se levar em consideração a forma como a tinta se fixa na camiseta.

Comparação entre as técnicas no quesito durabilidade

Na sublimação

Na sublimação a tinta adentra a molécula do poliéster. Se o processo for realizado com precisão, a coloração se manterá por muito tempo.

No entanto, devido aos problemas da malha de poliéster, a camiseta terá baixa durabilidade.

No transfer

Mesmo utilizando os melhores materiais, com o tempo a tinta desbota do transfer e o próprio transfer descola da camiseta.

Serigrafia

Na serigrafia a durabilidade da estampa da camiseta dependerá da qualidade da tinta. Você já deve ter visto aquelas estampas emborrachadas que começam a descascar, não é mesmo?

Se forem utilizadas tintas de boa qualidade a estampa possuirá boa duração.

Já a camiseta em si poderá também durar muito, dependendo de qual malha ela seja feita. No caso de malhas de algodão, a durabilidade é elevada.

Na impressão digital de camisetas de algodão

Como o próprio nome diz, essa técnica é aplicada em camisetas de algodão, e assim a durabilidade do produto final é elevada.

Se todos os critérios de lavagem forem seguidos e o acabamento da camiseta for de qualidade (gola com a bainha correta, reforço no ombro, acabamento com viés, etc.) ela dura muuuitos anos.

A estampa também irá durar todo esse tempo. Com a ressalva de que o aspecto natural da estampa digital no algodão é estonado.

Ou seja, naturalmente a estampa é fosca e pigmentada, assim pequenas tramas do algodão permanecem no meio da estampa (já que não há nenhuma camada de borracha ou tinta plástica).

Logística e estoque

Esse é o grande defeito da serigrafia.

Por ser mais artesanal e demandar maiores recursos de produção:

  • fabricação das telas;
  • montagem;
  • posicionamento;
  • troca de tela ou movimentação entre telas (carrossel);
  • mais espaço físico;
  • mais mão de obra;
  • etc.

ela só é viável financeiramente se for encomendada várias peças, geralmente acima de 30 unidades com a mesma estampa.

Por outro lado, tanto a impressão sob demanda de camisetas de algodão quanto a sublimação são digitais.

E por isso não há restrição quanto a quantidade do pedido, facilitando o controle do estoque e permitindo parcerias em formatos mais eficientes, como:

  • produção sob demanda;
  • just in time;
  • dropshipping;
  • etc.

Comparação entre as técnicas no quesito estoque

Conclusão

Agora vamos consolidar as avaliações e chegarmos a uma nota geral para cada técnica.v

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que para cada uma delas certamente é possível encontrar uma aplicação.

No entanto, a cada dia que passa estamos vivendo em um mundo mais dinâmico e exigente.

Dessa forma precisamos sempre oferecer aos nossos clientes produtos inéditos, únicos e de qualidade.

E certamente, no mundo das camisetas estampadas, essa combinação só é capaz de ser obtida com a impressão sob demanda de camisetas de algodão.

A qualidade é viabilizada pelo processo digital e pelo conforto e estilo da malha de algodão. Já o ineditismo é financeiramente viável se evitarmos o estoque e a cada dia produzirmos só o que é necessário.